sábado, 18 de dezembro de 2010

Jorge Selarón



Jorge Selarón, artista plástico e pintor autodidata, nasceu no Chile no ano de 1947. Aventureiro, passou por mais de 50 países antes de chegar ao Brasil em 1983. Por um período chegou a ser professor de tênis para se sustentar, no entanto nunca largou a pintura, tendo participado de várias exposições pelo mundo, em países como os EUA, México, Índia, Panamá e outros lugares, incluindo também alguns países da Europa.

Selarón foi tão bem acolhido pelo povo brasileiro que, como agradecimento, decidiu deixar uma homenagem ao país. No ano de 1990, Selarón já era um dos personagens mais conhecidos da Lapa, famoso por suas obras que na sua grande maioria retratavam mulheres negras grávidas. No mesmo, ele começou o seu trabalho na escadaria do Convento de Santa Teresa, que ficava ao do lado de sua casa, na Rua Teotônio Regadas. Até então, a escadaria era suja, cinza e sem atrativos.

A escadaria de 215 degraus e 125 metros que liga a Lapa ao bairro de Santa Teresa ganhou as cores da bandeira brasileira em virtude da copa de 94. Com mais de 2 mil azulejos inteiros ou em cacos, provenientes de mais de 80 países e que foram adquiridos como presentes de turistas estrangeiros, presentes de amigos brasileiros, adquiridos no comércio brasileiro, obtidos em demolições e ainda criados pelo próprio artista, Selarón decorou a escada, criando também um jardim suspenso, feito com banheiras antigas.

No auge de sua obra, Selarón só parava de produzir quando acabavam os recursos para comprar material. Nessa hora, pintava quadros para juntar dinheiro e poder voltar à sua obra, sempre em um ritmo alucinante. Foi preciso vender cerca de 25 mil telas para poder completar a escadaria.

Uma das características mais marcantes de Selarón, é o uso excessivo da cor vermelha nos mosaicos, em suas vestimentas e em tudo mais. Seu grande sonho é manter a sua obra, da qual cuida dia após dia, e que sempre se renova, pois o artista de vez em quando troca alguns azulejos. Uma nova peça tomo o lugar de outra já fixada, que por sua vez toma outra posição na escadaria. Em suas palavras, Selarón diz “só acabarei este sonho louco e inédito no último dia da minha vida”.

A escadaria do Convento de Santa Teresa, mais conhecida como Escadaria Selarón, virou ponto turístico carioca. Foi cenário de clipes e comerciais, reportagem para revistas e jornais no mundo inteiro, incluindo programas da National Geographic Channel e muitos outros importantes veículos de comunicação relacionados à área da Cultura.

Responsável também por obras nos arcos da Lapa, Selarón levou os cineastas brasileiros José Roberto Mesquita e Renata Brito a produzir um documentário sobre o artista e suas obras, entitulado "Selarón, a grande loucura".

A escadaria foi tombada como patrimônio da cidade do Rio de Janeiro e Selarón recebeu da mesma, no ano de 2005, o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro, recebendo a Medalha Pedro Ernesto.

Os interessados em colaborar com a obra de Jorge Selarón podem colaborar com o projeto enviando seu azulejo para:

Jorge Selarón
Rua Manoel Carneiro, 24 - Lapa
Rio de Janeiro - RJ
CEP 20021-360

Nenhum comentário:

Postar um comentário