terça-feira, 14 de setembro de 2010

Cinema: Festival do Rio 2010

Entre os dias 23 de setembro e 7 de outubro, acontecerá no Rio de Janeiro o 12º Festival do Rio. A amostra cinematográfica irá reunir filmes nacionais e internacionais em diversos locais da cidade e promete uma grande novidade para essa edição: um telão com cinema 3D de graça na praia de Copacabana (FAIL: não haverá mais o telão em Copa, para a infelicidade geral da nação, mas haverão exibições de cinema em praças e outros espaços públicos nas Zonas Sul, Centro, Norte e Oeste da cidade.)


A estréia do festival contará com a exibição do aguardado A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor, em noite de Gala no Odeon Petrobras, na Cinelândia. Outra novidade será a presença das atrizes Charlotte Rampling e Irene Jacob, do ator Michael Madsen e dos diretores Bruno Dumont e Amos Gitai em sessões especiais.

Cinema Odeon Petrobras
A programação dos filmes que serão apresentados durante o Festival está sendo divulgada aos poucos pelos organizadores, mas se depender do sucesso da edição anterior deste festival, a edição de 2010 será recorde. Este ano serão exibidos algo em torno de 300 filmes, divididos por mais de 15 amostras. Os filmes com produções de 60 países serão exibidos em 30 locais espalhados por toda cidade, divididos entre cinemas, praças e a praia de Copacabana. Na edição passada o Festival contou com mais de 240 mil expectadores e já é estimado um aumento bastante significativo para essa edição.

Além das tradicionais mostras Panorama, Expectativa 2009, Première Brasil, Première Latina, Midnight, Gay, Fronteiras, Dox, Geração, pelo segundo ano, o festival programou as mostras Meio Ambiente, com filmes voltados para os temas ecológicos e sociais e a O Brasil do Outro, propondo um olhar diferente sobre o nosso país.

Como já vem sendo realizado nas edições anteriores, o Festival do Rio 2010 estará homenageando um país estrangeiro: a Argentina. Esta homenagem será realizada com a exibição de mais de dez produções recentes dos nossos queridos hermanos, entre elas: Las Vidas de los Jueves, de Marcelo Pineyro, Carancho, de Pablo Trapero e Dos Hermanos, de Daniel Burman. Os diretores Bruno Dumont e Amos Gitai também terão um espaço especial com restrospectivas de seus trabalhos.

O Festival do Rio surgiu pela primeira vez em 1999 com a fusão de dois consagrados festivais brasileiros – o Rio Cine (fundado em 1984) e a Mostra Rio (fundado 1988). Atualmente, o Festival do Rio é o maior da categoria no Brasil e na América Latina, e todos os anos recebe atenção massiva da mídia brasileira e sul-americana.

Marquem na agenda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário