segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Saara, 40 graus

Imagine-se no meio do Saara, à temperatura escaldante de 40 graus...


O que você faria? Provavelmente ficaria desesperado à procura de água ou uma sombra escassa, mas não estamos falando do deserto do Saara, na África, e sim da Sociedade dos Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega: o mercado popular do Saara, no centro do Rio! Com isso as coincidências entre os homônimos fica por ai, se bem que esta sociedade recebeu tal nome no ano de 1963 justamente para lembrar os imigrantes árabes que deram início à tradição do mercado.


Diariamente, cerca de 100.000 pessoas lotam as ruas e lojas deste grandioso aglomerado, composto por onze ruas e mais de 1.200 lojas, que contam com artigos para todos os gostos, ritmos, religiões e estilos que fazem parte do abençoado e miscigenado povo carioca (afinal de contas não é sempre que encontramos judeus e árabes, coreanos e chineses... todos convivendo pacificamente em um mesmo ambiente). São inúmeras lojas de roupas, bijuterias, acessórios, decoração, brinquedos, artigos para festas e para o caloroso Carnaval, temperos, além de vários restaurantes e muitas outras opções que se aqui fossem enumeradas este post jamais seria publicado devido à sua extensão!


Em suma: no Saara temos a possibilidade de procurar qualquer coisa e encontrar a preços muito atraentes tanto no atacado quanto no varejo e ainda podemos nos divertir com alguns jingles improvisados ou tiradas irônicas bastante inusitadas ao som da Rádio Saara! Além disso, uma visita ao mercado popular do Saara pode servir também como um programa turístico (e por que não?) bastante alternativo para pessoas que queiram conhecer a alma carioca, nossos temperos e, é claro, economizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário