terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mistérios Cariocas #1 - A Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é um monólito de gnaisse com topo de granito que sobe a uma altura de 842 metros acima do nível do mar, sendo considerado o maior bloco de pedra à beira mar do planeta. Conhecida como uma esfinge de histórias contraditórias, desperta admiração pela sua imponência e mistério. É um dos pontos mais altos da Floresta da Tijuca e também possui um dos mirantes mais espetaculares da cidade do Rio de Janeiro, situado na divisa entre a Zona Sul e a Zona Oeste da cidade.

Rodeada por bastante verde da Mata Atlântica, podemos encontrar na Pedra da Gávea alguns vestígios das matas originais nos pontos de acesso mais difícil, além de árvores de todos os portes, algumas bromélias e orquídeas, como a rara Laelia Lobata, que só pode ser encontrada nesse local. Há ainda uma deslumbrante floresta que desce pela vertente da Barra.

Este monolito possui uma das trilhas mais cansativas e perigosas do Parque Nacional da Tijuca, tendo registrado um alto nível de acidentes e inclusive algumas mortes, no entanto suas belezas, lendas e mistérios acabam por nos fazer buscá-la para uma aventura incomparável.

A começar pela estranha forma e rosto enigmático, a Pedra da Gávea possui mitos para todos os gostos, dentre os quais podemos destacar os fatos de que ela poderia ser um portal para outra dimensão, uma base para OVNIs, uma esfinge fenícia ou ainda um túmulo de antigos reis, no entanto algumas coisas nela realmente despertam mais questões sobre a sua misteriosa origem.


Em seu topo há algumas inscrições fenícias: LAABHTEJ BAR RIZDAB NAISINEOF RUZT, que lidas ao contrário e com tradução livre significaria "Tiro, Fenícia, Badezir primogênito de Jetbaal", e quase no seu topo, no lado virado para a Barra da Tijuca, temos um portal de pedra que muitos acreditam ser a entrada que dá o acesso ao túmulo do rei fenício Badezir, que ali teria sido sepultado junto de suas jóias, ouro e pertences.

Há relatos de que no ouvido da esfinge existiria uma passagem secreta e esta caverna atravessaria de uma ponta à outra do grande monolito. Outros testemunhos afirmam que a Pedra da Gávea tem sido usada por muitas vezes como plataforma de pouso de naves alienígenas, o que tem atraido bastante a atenção de ufólogos.

Foto: Nader Couri (http://www.nadercouri.com)

Existem também algumas ruinas mais recentes, da época da colonização, em um sítio arqueológico no entorno da grande montanha. Por estes e muitos outros motivos, a Pedra da Gávea está na lista dos treze lugares mais misteriosos do mundo, lista esta na qual também se incluem a Pirâmide de Gizé (Egito), o Triângulo das Bermudas e o Stonehenge (Reino Unido).

Não é à toa que a Pedra da Gávea é uma das grandes maravilhas do Rio de Janeiro!

Um comentário: